Prefeitura realiza workshop sobre planejamento estratégico na gestão

A Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) iniciou na manhã desta terça-feira (26) o I Workshop: Novos Rumos Estratégicos, no Praia Mar Hotel. O evento foi realizado para mobilizar os servidores na busca da modernização, inovação e compartilhamento de novas práticas na gestão pública voltada para gerenciar resultados, princípio norteador da gestão Edivaldo Holanda Júnior.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, José Cursino, destaca que o planejamento estratégico das ações demonstra a preocupação de que os resultados permaneçam a longo prazo. “Esse workshop é para fazer uma leitura da realidade da Seplan, da sua estrutura, dos métodos e processos de trabalho, para verificar as necessidades de mudanças, entendermos os desafios e orientar todas as nossas ações para obter resultados”, enfatizou.

As atividades do workshop são direcionadas aos servidores da Seplan e serão encerradas nesta quarta-feira (27). Durante os dois dias os servidores da Secretaria recebem orientações de como trabalhar com foco na geração de resultados nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, desenvolvimento urbano, mobilidade, turismo, esporte e lazer, segurança pública, cultura e patrimônio histórico.

O consultor de estratégia da Macroplan, Leonardo Cassol, explica que as ferramentas empregadas pela Prefeitura de São Luís são importantes instrumentos para organizar ações eficazes e integradas entre as secretarias, pensadas para o Plano Plurianual (PPA). “A Prefeitura está construindo um novo PPA, com uma visão de longo prazo, pensando São Luís para 2033, o que é uma prática característica das melhores gestões públicas no Brasil. São ferramentas que irão ajudar todas as outras secretarias a construírem uma cidade melhor”, destacou.

Para o superintendente de Desenvolvimento e Serviços Públicos da Seplan, Danilo Pereira, o Workshop é uma iniciativa importante para alinhar a cultura organizacional da Secretaria e ampliar a visão administrativa. “É uma forma de gerar discussões ricas entre os servidores e pensar a gestão para o futuro”, disse.

A programação desta quarta-feira segue com reunião dos grupos de trabalho, às 8h, coffee break, às 11h, apresentação dos grupos de trabalho às 11h30. A última atividade prevista é a plenária, com início às 13h.